Os sentimentos, a vida e o amor são todos os aspectos do Elemento Universal Água, que é um atributo fundamental do Espírito Eterno no Plano Mental. O sentimento, como qualidade, se expressa em percepções: agradável, desagradável, horrível, pura, etc. Como quantidade, o sentimento é estabelecido como um exemplo de todos os sentimentos normais controlados pela Vontade, dos sentimentos apaixonados que estão além do controle ou ainda em sentimentos discretos ou muito baixos, quase imperceptíveis. O sentimento se expressa em todos os planos pelo seu conteúdo e pelo poder de ação.
A Vida é o resultado da ação dos Elementos dentro do Imã Quadripolar e isso, em todos os Planos deste último. Como uma qualidade, ela se manifesta nos seres humanos pela radiação polarizada dos atributos de cada um dos Elementos. Quanto à expressão desta qualidade, referem-se aos ensinamentos da Aura, A qualidade da Vida também é evidente no conceito de Impermanência (quer dizer que é um termo determinado).
Ele se expressa assim:
a) Pelo Espaço e Tempo no Plano Físico;
b) Pelo Espaço no Plano Astral;
c) Pela Eternidade, sem Tempo ou Espaço, no Plano Mental.
A vida se expressa também, enquanto quantidade, em qualquer atividade ou movimento suscetível de ser medido.
O Amor é uma Lei Universal. Para ser reconhecido por Suas criaturas, Deus Se Dividiu ele mesmo, em Seu nível mais Elevado de Amor, em "mais" e "menos". Isto significa que Ele dividiu cada criatura e a cada coisa criada em duas polaridades, ativo e passivo, positivo e negativo, e isso deu origem a uma absoluta e imutável Lei no Universo. O Amor enquanto quantidade se expressa pela sua extensão. Pelo Amor, exprimimos a nossa relação positiva com todas as coisas que nós amamos. O Amor pode ser controlado pela Vontade.
Na verdade, as paixões são causadas por um amor descontrolado, o que significa amor passional, um amor de natureza sexual, por exemplo, as paixões podem, portanto, vir de um ardente amor sensual ou bem um amor em excesso de riqueza, de animais, de pais, de filhos, de marido ou da esposa. No entanto, há também um amor não controlado dirigido a Deus, vivido pelos místicos.
O Amor, controlado pela Vontade nos protege de um estado atormentado, nos expressa qual é sua natureza, de maneira consistente com as nossas capacidades e a nossa percepção do mérito real da pessoa amada.
A conclusão inevitável é, naturalmente, nós amamos o nosso Criador, mais do que qualquer coisa. É o Amor mais elevado, mais puro e mais poderoso.
A qualidade do Amor, como um atributo do Espírito Eterno, se manifesta pela sua radiação, sua polaridade e seus diferentes modos de expressão.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário