sábado, 31 de julho de 2010

15-QUE SÃO AS LARVAS, OS ELEMENTAIS E OS ELEMENTARES?

Uma Larva pode ser feita de matéria mental ou bem de matéria astral; ela é geralmente uma criatura astral, porque é criada pela repetição constante de pensamento intenso, alimentada por uma paixão especial, por um mau hábito ou outros defeitos. Uma pessoa geralmente cria estes seres de forma imprudente à partir da substância astral ou mental, portanto, extraída de seu próprio corpo mental ou corpo astral.
Uma Larva é, na realidade, uma semi-criatura que vive nos sub-planos, os mais baixo do Plano Mental e do Plano Astral. Alimenta-se de substâncias mentais ou astrais – pelo Plano onde ela vive, que faz à paixão particular ou defeito que a criou. Ela tem uma forma ou concha que tem uma correspondência com o “padrão criador" e tem um forte instinto de auto preservação. No Caminho do Hermetismo, uma Larva, altamente desenvolvida, é geralmente um obstáculo muito difícil de superar. A pessoa cria Larvas quando ele não conseguiu controlar os seus defeitos e então ela se vê cercada por todo o enxame que ela forma. As Larvas sempre à espreita, no ambiente dessa pessoa,
as oportunidades favoráveis para despertar a paixão através da qual se alimentam as suas custas.

Um Elemental é um ser criado de substância mental tecido do corpo mental de um Mago.
Isto cria o Elemental à partir de elementos individuais, dependendo da finalidade que motiva à sua criação; e dá forma e os atributos de acordo com as tarefas à que se destina e transmite uma parte da sua própria consciência e um nome; determina a duração da sua vida, apresenta um trabalho a realizar e, finalmente, se aparta. Desde que o Elemental não pode criar para si um escudo astral capaz de atuar no Plano Astral, ele vive e atua no Plano Mental; quando ele trabalha, ele se nutre da substância mental de seu criador e se trabalha em nome de outros seres humanos, ele pode tirar a sua alimentação diretamente da substância mental universal.
Na regra geral, um Elemental recebeu do Mago, durante a sua criação, uma predisposição única e em seguida, executa uma única tarefa. Finalmente, o Elemental não pode executar trabalho que o próprio Mago não pode assumir por causa de suas próprias falhas.

Um Elementário é um composto de substância astral; ele é criado por um Mago. Na regra geral, esta criação é consciente e produzida a partir de elementos específicos da substância astral tecida do corpo astral do mago. É equipado com um ou mais atributos e tem uma parte da consciência de seu criador. Tem, além disso, um nome e um forma particular e sua vida é predeterminada. O Mago encarrega o Elementário da execução de tarefas múltiplas; uma vez concluídas, o Elementário se dissolve em geral na substância astral original de onde foi extraído. Na verdade, ele vive somente no Plano Astral e se alimenta da substância astral de seu criador; ele tem um instinto muito forte de auto-preservação. Normalmente inteligente, ele tende à tornar-se independente se o Mago não consegue manter firmemente sob sua vontade e seu controle.
Portanto, é extremamente importante que cada Elementário tenha uma duração de vida limitada; e isso significa que o Mago deve dar ordens estritas para se dissolver completamente depois do trabalho a ser realizado, senão este ser poderia causar todos os tipos de males em detrimento de seu criador e este último seria o responsável pelas ações de suas criaturas.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

14 – O QUE É O CAOS E O QUE É A HARMONIA?

Caos-ou-desarmonia é um estado de negatividade que é gerado, de acordo com as Leis universais por tendências negativas que se opõem à Harmonia.
Harmonia é um estado de conformidade com as Leis Universais, que regem todo o universo, seja de forma positiva ou negativa. Nós Observamos que tudo o que foi criado como um todo, está unido com uma precisão absoluta, como o funcionamento de um espetáculo. Se Caos surge em algum lugar, ele é imediatamente compensado de uma forma natural e em conformidade com essas leis.
Caos e Harmonia são os atributos de um determinado estado; eles constituem a qualidade do Presente. Do ponto de vista da quantidade, isso depende de sua capacidade respectiva de se opor ao Princípio Acásico ou, ao contrário, para lhe dar cumprimento.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

13 – QUAL É A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE A IDENTIFICAÇÃO E A CONVICÇÃO?

Adquirimos o Conhecimento através da Identificação; pela Convicção, que é a Fé Manifesta, podemos garantir que essa Identificação está, na verdade, de acordo com as Leis Universais e por isso é verdade.
O ato de se identificar com tudo o que existe é o conceito de qualidade ligado à Identificação. O poder de se identificar internamente, no fundo, à Essência de tudo que é criado - uma Identificação de cada ser representa o poder de Identificação, é a noção de quantidade.
Ao identificarmos alguma coisa, usamos todos os nossos sentidos externos e quando necessário, nós também utilizamos nossos sentidos internos.
A Identificação é um aspecto do Elemento Ar. A Convicção é um aspecto da Fé, ligada à Verdade absoluta e à todas as Leis Universais; ela é gerada pela nossa Fé e se reflete diretamente no Princípio Acásico.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

12-O QUE É A FÉ MANIFESTA?

A Fé manifesta é uma firme e absoluta convicção que torná-se realidade: é aquilo que nós consideramos e criamos pelo poder da nossa Vontade e nossa visualização. A Vontade é de natureza elétrica e seu polo oposto, para atingir seu objetivo, é a fé manifesta, ela pode mover montanhas.
Usando esses dois princípios, a Vontade e a Fé, que correspondem respectivamente ao Fluido Elétrico e ao Fluido Magnéticos, tudo foi criado.
Se nós quisermos adquirir o Poder de Criar, o Poder da Vontade, a capacidade de visualizar, assim como a Fé manifesta, devemos nos identificar ao Princípio Acásico que existe dentro de nós como Espírito Eterno.
A Fé manifesta pode ser medida pelo grau de desenvolvimento e maturidade de um indivíduo; Exemplo: a cura da mulher que acreditava que estaria bem assim que tocasse a vestimenta do Mestre Jesus.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

terça-feira, 27 de julho de 2010

11 – O QUE É O CONHECIMENTO E O QUE É A SABEDORIA?

O Conhecimento é um atributo Ativo do Elemento do Ar, que depende da nossa inteligência, de nossa inteligência, de nossa memória, de nossos talentos, de nossa sensibilidade e nossa maturidade mental, de nossa capacidade de identificar qualquer coisa e, finalmente, nossa capacidade de discernimento e pouco importa como adquirimos esse Conhecimento, tanto no plano teórico, quanto no plano prático por meio de experiências. 
A Sabedoria também é um atributo do elemento Universal Ar, mas não depende de memória, do intelecto, da inteligência e do conteúdo da mente, embora Conhecimento e Sabedoria sejam, de certa forma, idênticos. 
A fonte da Sabedoria está em Deus, no Princípio de Causalidade, em todos os Planos do Acasa. 
A Sabedoria depende da capacidade de se identificar com o Divino, da maturidade, da perfeição, da pureza e da nobreza de coração do indivíduo. Nós alcançamos a Sabedoria através da inspiração e intuição. Nosso grau de Sabedoria indica nosso nível de Desenvolvimento. 
O Conhecimento e a Sabedoria implicam que nós conhecemos todas as Leis do Macrocosmo e do Microcosmo, que devem ser considerados sob qualquer ponto de vista de Sabedoria sem descuidar do ponto de vista da mente, ou seja, as Leis Universais devem ser entendidas de modo bi-polar. 
O Conhecimento e A Sabedoria podem ser medidos; eles são, conseqüentemente, relacionados ao conceito de quantidade; quanto à sua respectiva qualidade, ela é expressa por tudo o que geram.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

domingo, 25 de julho de 2010

10 – O QUE É O PENSAMENTO?

O ato de pensar envolve a noção de qualidade e de quantidade.
O pensamento tem dois aspectos: a nossa Consciência de vigília é a parte ativa e o nosso
Subconsciente é a parte passiva.
A Consciência e o Subconsciente contem as qualidades do pensamento; quanto à quantidade do mesmo, ele aumenta a capacidade mental do pensador.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

9 – O QUE É O ASCETISMO MENTAL?

Ascetismo mental significa observação da decência e disciplina, da ordem e da pureza, em cada pensamento, mas também implica estar atento às imagens e impressões que, a partir do Mundo das Causas, venha à nossa Consciência através o corpo mental, para conseguir esse objetivo, usamos nossa vontade.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

8 – OS ELEMENTOS, FORA DO TEMPO E DO ESPAÇO, E SEUS EFEITOS

Entre os Cinco Elementos, é preciso distinguir os Quatro que vêm do mais alto, o mais poderoso, o Elemento mais incompreensível e indefinível dentre a maioria deles, o Acasa.
Estes Quatro Elementos Universais são: o Fogo, o Ar, a Água e a Terra. Cada um deles tem dois pólos, um ativo ou positivo e outro passivo ou negativo, seus atributos e poderes respectivamente, como sabemos, são o Quadripolo Magnético.
No Plano Mental, o Fogo, o Ar, a Água e a Terra estão trabalhando como Elementos Universais, sem limitação de Tempo e Espaço.
O Princípio Acásico afeta todos os planos Universais, fora da influência do Tempo e do Espaço; é chamado Éter Eterno ou Mundo das Causas. Ele também contém tudo o que foi criado no Universo e, portanto, ele contém o Quadripolo Magnético como o Fluído Eletromagnético, este é a expressão da Lei Universal, o mais alto, que rege o macrocosmo e o microcosmo.
As Idéias Primordiais ou "Elementos Primários" são as Qualidades Primordiais que, pela força de um desejo correspondem a cada um deles, também geram quantidade.
O Acasa esconde a Qualidade e a Quantidade relativa aos Elementos.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

7-O QUE É O SUBCONSCIENTE

O subconsciente é o espelho de todas as nossas faltas, tem a sua sede no corpo astral ao nível do diencéfalo (cérebro intermediário). Descontrolado, ele é nosso inimigo. Isto é especialmente verdade à noite onde predomina a existência do Espaço, mas não mais do Tempo e que o corpo físico e a consciência de vigília estão em repouso.
Podemos controlar nosso Subconsciente por auto-sugestão, pouco antes de dormirmos, ordenando-lhe para fazer algo que é bom para nós, obrigando-nos em seguida a remeter-se ao conteúdo de nossa mente onde existe o oposto do defeito a eliminar, isto é, a qualidade.
O conceito de quantidade relacionada ao Subconsciente está no poder e na pressão exercida pelo conteúdo negativo deste último.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

6-O que é a consciência de si

A auto-consciência é um estado onde nós sabemos quem somos. Tal Consciência significa que nós nos identificamos mentalmente com o Ideal Divino, o mais elevado, o Eterno Espírito que existe dentro de nós.
A Consciência do "Eu" é um atributo fundamental do Espírito no Plano Mental; ela é um aspecto do Elemento Universal da Terra. Ela é também um espelho das nossas qualidades de natureza ativa. O pensamento, como qualidade, é a força ativa que emana de si mesmo. A Consciência do "Eu" contém todos os atributos fundamentais do Espírito, isto é, os Elementos: Fogo, Ar e Água, que mostram, respectivamente, a Vontade, a Inteligência e o Amor (sentimentos e vida). Atua em todo o corpo como uma energia e esta atividade é a quantidade; ela também está presente no sangue.
No nível mental, o corpo mental, a Consciência está localizada no cérebro.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.

5-O que é o instinto de Autopreservação?

O instinto de autopreservação é o mais baixo aspecto do Princípio Acasico.
Ele existe em cada Plano, dependendo das circunstâncias e causas de sua manifestação.
Esse instinto, como quantidade, se manifesta pelo poder, é maior quando nossa vida está ameaçada, no caso de doenças mortais, por exemplo, ou acidentes graves, o risco de guerra, etc.
Como qualidade, este instinto é revelado no desejo de viver tanto tempo quanto possível no Plano Físico.
Podemos determinar os aspectos e as forças positivas deste instinto quando são exercidos propósitos nobres, os aspectos e as forças tornam-se negativas quando se quer prolongar a sua vida por razões egoístas.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

4-O que são as emoções, a vida e o amor?

Os sentimentos, a vida e o amor são todos os aspectos do Elemento Universal Água, que é um atributo fundamental do Espírito Eterno no Plano Mental. O sentimento, como qualidade, se expressa em percepções: agradável, desagradável, horrível, pura, etc. Como quantidade, o sentimento é estabelecido como um exemplo de todos os sentimentos normais controlados pela Vontade, dos sentimentos apaixonados que estão além do controle ou ainda em sentimentos discretos ou muito baixos, quase imperceptíveis. O sentimento se expressa em todos os planos pelo seu conteúdo e pelo poder de ação.
A Vida é o resultado da ação dos Elementos dentro do Imã Quadripolar e isso, em todos os Planos deste último. Como uma qualidade, ela se manifesta nos seres humanos pela radiação polarizada dos atributos de cada um dos Elementos. Quanto à expressão desta qualidade, referem-se aos ensinamentos da Aura, A qualidade da Vida também é evidente no conceito de Impermanência (quer dizer que é um termo determinado).
Ele se expressa assim:
a) Pelo Espaço e Tempo no Plano Físico;
b) Pelo Espaço no Plano Astral;
c) Pela Eternidade, sem Tempo ou Espaço, no Plano Mental.
A vida se expressa também, enquanto quantidade, em qualquer atividade ou movimento suscetível de ser medido.
O Amor é uma Lei Universal. Para ser reconhecido por Suas criaturas, Deus Se Dividiu ele mesmo, em Seu nível mais Elevado de Amor, em "mais" e "menos". Isto significa que Ele dividiu cada criatura e a cada coisa criada em duas polaridades, ativo e passivo, positivo e negativo, e isso deu origem a uma absoluta e imutável Lei no Universo. O Amor enquanto quantidade se expressa pela sua extensão. Pelo Amor, exprimimos a nossa relação positiva com todas as coisas que nós amamos. O Amor pode ser controlado pela Vontade.
Na verdade, as paixões são causadas por um amor descontrolado, o que significa amor passional, um amor de natureza sexual, por exemplo, as paixões podem, portanto, vir de um ardente amor sensual ou bem um amor em excesso de riqueza, de animais, de pais, de filhos, de marido ou da esposa. No entanto, há também um amor não controlado dirigido a Deus, vivido pelos místicos.
O Amor, controlado pela Vontade nos protege de um estado atormentado, nos expressa qual é sua natureza, de maneira consistente com as nossas capacidades e a nossa percepção do mérito real da pessoa amada.
A conclusão inevitável é, naturalmente, nós amamos o nosso Criador, mais do que qualquer coisa. É o Amor mais elevado, mais puro e mais poderoso.
A qualidade do Amor, como um atributo do Espírito Eterno, se manifesta pela sua radiação, sua polaridade e seus diferentes modos de expressão.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

3-ASPECTOS DO INTELECTO E INTELIGÊNCIA: A MEMÓRIA E O DISCERNIMENTO. A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR E DIFERENCIAR.

O Intelecto ou a Inteligência é um atributo fundamental do Espírito Eterno. É um Aspecto do Elemento Universal Ar no Plano Mental. Inteligência ou Intelecto pode ser medido, assim, ele recai sob o conceito de quantidade. Com isso, entendemos, reconhecemos, diferenciamos, julgamos e todos nós lembramos de tudo.
A qualidade do Intelecto ou da Inteligência é o conteúdo que ela expressa. A correspondência física da Inteligência reside no peito onde prevalece o Elemento Ar. De acordo com a Filosofia da Índia, a sede do Intelecto e da Vontade está localizado, em relação ao corpo astral, na testa, entre as sobrancelhas. A Memória é um aspecto do intelecto. Sua qualidade é o seu conteúdo (pensamentos, eventos, imagens, impressões, percepções, etc. que extrai a partir de suas reservas.

2-O QUE É A FÉ?

A Fé se expressa fundamentalmente por sua Qualidade. Ela se constrói geralmente em comunhão a uma crença particular, seja baseada na existência de Deus, seja em qualquer outra coisa. Todavia, a Fé, enquanto Quantidade, é esse poder possível que reside na convicção absoluta e inabalável, que é o que acreditamos ser, certamente, uma realidade. A Fé, inserida no aspecto “Poder”, é portanto um complemento; ela exerce a função de suporte que direciona, canaliza a parte impulsiva da vontade. A Fé, no momento em que ela se manifesta, é o mais alto aspecto do Princípio Akashique.
Tradução idiomática

________________________________________________________________________________


A fé se expressa fundamentalmente pela sua qualidade. Geralmente é baseado em uma crença particular, ou a existência de Deus ou em alguma outra coisa.
Contudo, a fé, como quantidade, é o poder que reside na convicção absoluta e inabalável no que nós acreditamos certamente verdadeiro. Fé, na sua aspecto de "poder" é um complemento, é o meio que canaliza a parte impulsiva da Vontade. Fé, quando isso ocorre, é o mais elevado aspecto do Princípio Acasico.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.

1-O QUE É A VONTADE?

O Que é a Vontade?
A Vontade é o atributo fundamental do Espirito; ela é um aspecto do Elemento Universal Fogo.

Enquanto qualidade, a Vontade se expressa pelo que se constitui o desejo ou pelo proposito do motivo deste.

Em efeito, a maior parte de nós faz um esforço quando se deseja alguma coisa, porem, alguns não possuem o poder puro, real, verdadeiro capaz de assegurar a realização desse desejo. Eles desejam continuamente.....

Enquanto quantidade, a Vontade é esse poder que flui de si mesma e que nos permite executar, produzir e dispor-se na Obra e sustentar o que nós desejamos e que para o qual nos inclinamos.
Tradução idiomática

______________________________________________________________________________________

A Vontade é o atributo fundamental do Espírito; ela é um aspecto do Elemento Universal Fogo. Como qualidade, a Vontade se expressa pelo conteúdo do desejo ou pelo objetivo deste desejo.
Na verdade, a maior parte dentre nós, faz um esforço quando quer alguma coisa, mas eles não tem o verdadeiro poder para fazer com que este desejo se realize, é por isso que eles continuam a desejar.
Enquanto quantidade, a Vontade é o poder que brota a partir de si, e que nos permite realizar, produzir, colocar em operação e assim tal qual nossos tendões.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Perguntas e respostas
tradução livre do francês.
1ª revisão