terça-feira, 31 de agosto de 2010

54 – O QUE SÃO “SIMPATIA” E “AVERSÃO” NO MUNDO MENTAL?

No Plano Mental, a "simpatia" é a atração exercida sobre nós pelos pensamentos que nos
são agradáveis, nos fascinam e nos inspiram; eles estão relacionados a um Elemento particular; isto é, na realidade, do Elemento e de uma de suas duas polaridades que dominam o nosso caráter.
No entanto, alguns pensamentos despertam em nós a "aversão" porque eles estão relacionados a um ou vários Elementos e uma de suas polaridades respectivas – que nós não suportamos, isso perturba a nossa harmonia interior.
Nossas simpatias e aversões dependem da ação recíproca dos Elementos.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

53 – O QUE SIGNIFICA “POLARIDADE MENTAL”?

A polaridade da mente é conjuntamente formada pelo pólo ativo que é a Consciência e o pólo passivo que é o Subconsciente. O Fluido Elétrico e o Fluido Magnético constituem igualmente a polaridade do Plano Mental.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

52 - O QUE É A LANGUIDEZ ESPIRITUAL?

A Languidez Espiritual é um desejo ardente de se identificar com Deus, no significado oculto e hermético do termo, porque nos tornamos conscientes da existência do Princípio Divino em nós-mesmos.
É também o mesmo desejo de se identificar com as Leis Universais que regem tanto ao Macrocosmo quanto ao Microcosmo.
Um desejo ardente é também um anseio particular que nós emitimos no Plano Mental para que se realize; mas, sem o conhecimento e aplicação do processo adequado, este anseio, esta languidez, não será cumprida.
No entanto, se somos motivados por um desejo sincero, mas que nos falta os meios adequados ou as capacidades necessárias para esta realização, então a maneira de conseguir pode nos ser indicada.
Portanto, no caso onde ignoramos isso, uma parte de nosso desejo – que é em si uma prece mágica a verão realizada pelo fato mesmo da existência deste último.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

51 – O QUE É A EVOLUÇÃO MENTAL?

A evolução mental é o desenvolvimento interior e invisível dos atributos dos Elementos Universais agindo sobre o corpo mental e o Plano Mental; ele conduz aquele que desta forma trabalhou sobre si mesmo à união com Deus.
Esta evolução é essencialmente a manifestação, realizada passo a passo, de todos os Conceitos Divinos, no cerne do mental, começando pelo nível mais baixo e levando ao mais alto, este é o significado da frase: "Tornar-se um com Deus".
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

domingo, 29 de agosto de 2010

50 – COMO OS PENSAMENTOS, O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E A MATURIDADE SÃO REGISTRADAS NO PLANO MENTAL, NO MUNDO DAS CAUSAS E NOS ÉTERES?

No cerne do Plano Mental, os pensamentos são registrados na Memória Cósmica; são
registrados como "causas" no Mundo das Causas e como "conseqüências" no Acasa.
A maturidade e o desenvolvimento espiritual de um indivíduo são registrados como "Sabedoria" no Plano Mental.
O alto nível de desenvolvimento de um ser parece, no Mundo das Causas, como um
equilíbrio absoluto entre os Elementos, enquanto que nos Éteres, revela um ser humano bem equilibrado.
Um tal ser não é mais assunto do Destino, mas é diretamente responsável diante do Acasa, isto é, a Providência.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

49 – COMO TRABALHAR OS ELEMENTOS NO CERNE DO CORPO MENTAL? AS FUNÇÕES INDUTIVAS E AS FUNÇÕES DEDUTIVAS DO MENTAL.

Dentro do corpo mental, os Quatro Elementos trabalham assim:
.os Elementos ativos, o Fogo e o Ar, trabalham de maneira indutiva e rítmica tanto no corpo, bem como fora dele.
.os Elementos Passivos, a Água e a Terra, trabalham de uma maneira dedutiva. Eles comprimem, condensam e trabalham de forma rítmica no interior do corpo e no exterior dele.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

48 – QUAIS SÃO AS ANALOGIAS EXISTENTES ENTRE O PLANO MENTAL E O PLANO FÍSICO COM RESPEITO A NATUREZA? EXEMPLO: COMO AGE O ÁLCOOL, OS NARCÓTICOS E OS E

48 – QUAIS SÃO AS ANALOGIAS EXISTENTES ENTRE O PLANO MENTAL E O PLANO FÍSICO COM RESPEITO A NATUREZA? EXEMPLO: COMO AGE O ÁLCOOL, OS NARCÓTICOS E OS ESTIMULANTES?
Quando você consome álcool, de forma regular, especialmente quando há uma paixão - nosso pensamento (portanto, o Plano Mental) se enfraquece.
Assim, o álcool diminui ou paralisa a Consciência e o Subconsciente, o intelecto, a memória, a velocidade de percepção, a capacidade de reconhecimento e de diferenciação; ele age, além disso, também sobre os sentimentos e a vontade.
O consumo de álcool aumenta a paixão por embriaguez e, no Plano Físico, ele danifica o sistema nervoso (cérebro, cerebelo, medula espinhal). O álcool é uma bebida ardente contendo uma alta concentração do Princípio Fogo. Quando uma pessoa se dedique a este tipo de bebida de forma regular, ela inicia uma forte perturbação deste Elemento que pode aumentar em quantidade no organismo até que um mal grave se desenvolva, atacando assim todo o sistema nervoso e a Consciência sensorial.
O mesmo princípio se aplica ao consumo de narcóticos e dos excitantes. Eles alcançam, por vezes, pela estimulação, os sentidos físicos, desta forma enfraquecendo, desenvolvendo uma clarividência, uma clariaudiência, uma clariolfatência ou uma clarigustatência provisória.
No entanto, essas faculdades psíquicas podem ser nada além de aparências, alucinação.
Nestes dois tipos de abuso, nós tratamos de manifestações muito prejudiciais que conduzem, às vezes, os indivíduos às clínicas psiquiátricas.
A Natureza, a Lei Universal, reage a essas perturbações fortemente negativas enviando uma força tendendo à reequilibrar à situação.
Um grave desequilíbrio do Fogo no Plano Mental e no Plano Astral provoca frequentemente uma entrada consciente dentro da Quarta Dimensão, o que significa que a pessoa em questão se percebe como estando liberta do Tempo e do Espaço.
Além disso, esta perturbação atua simultaneamente sobre os sentidos, especialmente os olhos, que são regidos pelo Elemento Fogo. Essa pessoa pode subitamente ver o ambiente e os seres dos Planos que são geralmente invisíveis ou bem ela pode ter alucinações provindas de seu Subconsciente assim ativado e dos seus sentidos excessivamente estimulados.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

47 – QUAL É O TRABALHO DO DEUS PESSOAL E UNIVERSAL NA ESFERA MENTAL?

No Reino Mental, nosso Deus Pessoal trabalha pelo intermédio da intuição e da inspiração. Ele nos conduz, através de pensamentos, a Lhe reconhecer assim como a enobrecer o nosso caráter.
Ele orienta o nosso Princípio Divino, oriundo do Espírito Eterno, pelo qual nós nos aproximamos um pouco mais Dele à cada dia e que nós nos identifiquemos finalmente com Ele.
O Deus Universal coloca, no Reino Mental, os obstáculos em nosso Caminho Ascendente
até que nós adquirimos domínio completo dos atributos dos Elementos Universais.
Isso tudo é percebido, particularmente, nos exercícios de introspecção, nos outros exercícios e também na vida cotidiana. O Deus Universal se expressa em nós pelo Plano Mental e igualmente na nossa Consciência como um Estado Negativo, não possuindo Tempo nem Espaço, como um Nada Absoluto, um Vazio.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

46 – EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS NÓS PODEMOS UTILIZAR O ISOLAMENTO, A TRANSMUTAÇÃO, A AUTO-SUGESTÃO OU O COMBATE?

Nós nos isolamos dos outros para não sermos infectados pelos atributos negativos dos Elementos ou pelas paixões de um ser desequilibrado com que temos relação próxima; nós nos isolamos também para realizar operações mágicas, quando queremos, por exemplo, nos tornar invisíveis.
Nós transmutamos não apenas os pensamentos e os atributos dados, mas também os poderes, as várias circunstâncias, os males, as fantasias, os sentimentos, as ações, as impressões, as percepções, as imagens, etc. que nós queremos mudar.
Em todos os casos, só nobres objetivos devem ser perseguidos.
Através da auto-sugestão, podemos melhorar e enobrecer o nosso caráter, nossa disposição de espírito. Além disso, nós reforçamos a nossa mente e a preparamos para conseguir realizar o que não podemos cumprir com nossas capacidades normais; caso em que, nós podemos mesmo obter algum sucesso graças a este método.
A auto-sugestão se aplica apenas ao nosso desenvolvimento astral -ou psíquico- e mental.
Pela luta, nós eliminamos nossos defeitos e superamos não importa quais obstáculos, particularmente todos aqueles que surgem quando fazemos nossos exercícios.
Nesta batalha, nós usamos o Poder da nossa Vontade, o poder da visualização, da concentração, de nossa Consciência e de todas as nossas capacidades e qualidades.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

domingo, 22 de agosto de 2010

45 – COMO OS PENSAMENTOS SE EXPRESSAM DE MANEIRA POSITIVA E NEGATIVA E COMO ELES PODEM SER MUDADOS?

Os pensamentos positivos são expressos de forma positiva no seio da Consciência cotidiana e os pensamentos negativos se expressão no seio do Subconsciente. Nós adquirimos a capacidade de discernir todos os pensamentos, os quais sejam positivos ou negativos, pela introspecção cotidiana, pela classificação segundo sua afinidade elementar (os Quatro Elementos e os suas duas polaridades, respectivamente).
Nós podemos, justamente, superar os pensamentos negativos lutando com eles de quatro formas diferentes:
1-Usando uma vontade firme, ou seja, o Poder da Vontade, destruindo assim a sua eficácia;
2-Pela transmutação, mudando pensamentos negativos em pensamentos positivos; ou seja, mudando os pensamentos negativos pelos seus opostos, de forma passiva;
3-Ao permitir que pensamentos negativos passem rapidamente pelo nosso mental sem prestar nenhuma atenção, até que desapareçam;
4-Pela auto-sugestão sistemática.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

44 – O QUE É A HARMONIA – E A DESARMONIA – DO MENTAL?

Os pensamentos, as imagens mentais e as formações mentais vagas, mas de natureza positiva, que nós emitimos no Plano Mental, despertam em nós sentimentos de harmonia, satisfação, beleza, alegria e simpatia. Eles evocam em nós a harmonia.
Os pensamentos, as imagens mentais e as formações mentais vagas, mas de natureza negativa, despertam em nós a dissonância, a aversão, a frustração, a feiúra e a tristeza – em outras palavras, a desarmonia.
Harmonia e desarmonia são expressas, todas duas, pela Lei e nós devemos ser capazes de exercer sobre as duas nosso controle.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

43 - COMO, NO PLANO MENTAL, FORMA-SE A DIFERENÇA ENTRE OS PENSAMENTOS ELÉTRICOS E OS PENSAMENTOS MAGNÉTICOS?

No Plano Mental, os pensamentos de uma natureza elétrica despertam em nós sentimentos de calor, de descanso e de relaxamento; e os pensamentos de natureza magnética nos dão uma sensação de frieza e constrição.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

42 – COMO OS CONCEITOS DE ETERNIDADE E INFINITO SÃO PERCEBIDOS PELO MENTAL HUMANO?

O Reino do Mental humano representa o Infinito e a Eternidade como um vazio absoluto provocando o medo em todas as criaturas.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

41 – O QUE É A AURA MENTAL?

A Aura mental é feita de radiação colorida que representam os respectivos atributos do Mental ou melhor, da matriz mental dos Quatro Elementos com seus pólos positivo e negativo.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

terça-feira, 17 de agosto de 2010

40 – O QUE É A TELEPATIA?

A Telepatia é a transmissão de pensamentos. Em geral, nós transmitimos todos; nós o fazemos também quando falamos com uma pessoa para que ela execute uma tarefa em particular.
Nós emitimos nossos pensamentos ao seio do Plano Mental e o Acasa transmite-os, sem restrição de Tempo e do Espaço, ao sentido de audição sutil do destinatário.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

39 – O QUE É UMA CONDENSAÇÃO?

Se focarmos o poder da nossa vontade, de nosso intelecto, de nossas emoções e de nossa “Fé manifesta”, em qualquer coisa que nós visualizarmos e se nós carregarmos e aumentarmos em seguida esta acumulação de força por intermédio de uma força oposta ou de uma resistência qualquer, resultará uma condensação de tal coisa. Portanto, isto é, na verdade, nós colocamos em operação a ação dos Quatro Elementos em nossa Consciência cotidiana.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

38 – COMO SE EXPRESSÃO OS PENSAMENTOS NO PLANO ASTRAL E NO PLANO FÍSICO?

Os pensamentos são captados por um sentido físico muito habilmente desenvolvido, o sentido da audição mental; o qual transmite ao ouvido astral -os pensamentos- provindo, portanto, das "impressões ", em seguida, eles atingem à consciência de vigília (ou consciência mental) por intermédio da matriz mental; neste ponto estamos conscientes deles e nós os gerenciamos.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

37 – O QUE ACONTECE QUANDO O CORPO MENTAL TRANSMITE OS PENSAMENTOS?

Quando o corpo mental, ou melhor, o Mental Superior, transmite pensamentos, a telepatia é possível, esta é a transmissão de pensamentos, no Plano Mental, através da aplicação em atividade do Princípio Acásico, sem a restrição de Tempo ou do Espaço.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

36 – COMO O ESPÍRITO RECEBE OS PENSAMENTOS?

O Espírito recebe todos os pensamentos através da matriz mental, que é um canal de transmissão de todos os pensamentos e de todas as imagens mentais.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

domingo, 15 de agosto de 2010

35 – QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM CONCEITO E UM PENSAMENTO?

Um ser humano pode, ou encontrar por si mesmo um Conceito, ou obter numa reflexão, de acordo com seu próprio nível de desenvolvimento e maturidade, num conjunto mental, que engloba o Conceito.
O pensamento é apenas o molde do Conceito que, através da matriz mental, atinge a Consciência Espiritual. Conceito provem do Mundo das Causas.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

34 – PARA QUAL OBJETIVO TENDE A ATIVIDADE DA MATRIZ MENTAL?

A matriz mental, pela sua natureza quadripolar, possui todos os atributos e poderes do Espírito Eterno Que age, graças ao seu intermédio, sobre o corpo astral; este último é “sua concha”.
Quando da morte de um ser humano, o Espírito Eterno abandona suas duas conchas, ou seja, o corpo físico e o corpo astral. Ele leva com Ele, no Plano Mental, todos os atributos e as capacidades que este ser possuía ao fim de sua vida material sobre Terra e conserva a matriz mental.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

33 – QUAIS SÃO OS ATRIBUTOS DA MATRIZ MENTAL?

A matriz mental é de natureza quadripolar e permite a atividade da Consciência Espiritual dentro do corpo astral; ela é de natureza eletromagnética e dirige os pensamentos e as imagens mentais para a Consciência Espiritual. Por fim, une o corpo mental ao corpo astral.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

32 – ATRAVÉS DE QUAIS MÉTODOS A FACULDADE DE VISUALIZAÇÃO PODE SER APURADA?

A faculdade de visualização pode ser apurada por meio de estimulantes especiais: exaltação do pensamento e dos sentimentos pela beleza, a música, a natureza, a canção, o amor, os perfumes, os incensos, etc.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

31 – O QUE É O CORPO MENTAL E QUAL É SUA FUNÇÃO?

A matriz mental, de natureza quadripolar, une o corpo mental e o corpo astral; ela é feita da substância espiritual (Acásica) a mais fina, esta que guia as funções da Consciência Espiritual; ela transmite a esta as imagens e impressões de todos os Planos com a ajuda dos sentidos físicos, astrais e mentais, presentes nos corpos correspondentes.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

30 – COMO A SUBSTÂNCIA MENTAL E A SUBSTÂNCIA ASTRAL AGEM SOBRE A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL?

A substância mental e a substância astral agem pelo intermédio de impressões ou de percepções projetadas num sentido espiritual; na verdade, elas alcançam a Consciência Espiritual, na origem portanto de todos os Planos, através da matriz mental. No seio desta, estas impressões agem sem ser limitadas pelo Tempo e o Espaço; no Plano Astral, eles operam unicamente no Espaço.
As impressões recebidas são tratadas pela Consciência Espiritual através de atributos de cada um dos Quatro Elementos em atividade no corpo mental e no corpo astral.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

29 - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE “MATURIDADE ESPIRITUAL” E “ALTO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL”?

Um ser com "a Maturidade Espiritual" sabe se identificar com o Princípio Divino; ele tem o conhecimento íntimo das Realidades Universais; ele tornou-se uma parte do Princípio Divino e procura os meios e a inspiração para continuar essa Identificação com um nível superior.
Um ser "Altamente desenvolvido ao Plano Espiritual" já está plenamente identificado com o Princípio Divino e continua no Caminho de um Enobrecimento e de uma Perfeição ainda mais alta.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

28 - COMO SE DETERMINA O DESTINO NO PLANO MENTAL?

Todos os pensamentos, as imagens, as impressões, etc., são as sementes de "causas" no Plano Mental; eles penetram, se registram cuidadosamente e precisamente no Aspecto Causal do Plano Mental.
De acordo com seus valores intrínsecos, esses pensamentos podem gerar, pela Lei, os efeitos positivos ou negativos e as conseqüências que lhe são próprias; eles têm, obviamente, uma enorme influência sobre o caráter do pensador.
As memórias ou as reflexões tanto quanto os efeitos causados pelos pensamentos agem na pessoa em questão: eles enobrecem ela quando sua natureza é positiva, mas quando esta última é negativa, eles agridem ela até que tenha compensado seus erros e tenha absorvido as suas causas.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

domingo, 8 de agosto de 2010

27-COMO O PRINCÍPIO ACÁSICO FUNCIONA NO PLANO MENTAL?

O Princípio Acásico é, em relação ao Plano Mental, um Mundo de Causas, que não está sujeito nem ao Tempo nem ao Espaço.
Este é o Princípio mais elevado, o Poder mais incompreensível; porquanto não foi criado, Ele criou tudo e tem orientado todos.
Na estrutura de um ser humano, o Princípio Acásico é superior ao Mundo Mental de um indivíduo; é o que domina e governa o ser, tanto em seu corpo mental e na sua Consciência; na verdade, ele também dirige o Princípio Divino que é a Consciência em sua própria estrutura: intuição, inspiração, fé e o instinto de preservação de Si.
O Princípio Acásico cria, ao realizarmos nossos exercícios, os obstáculos no Mundo Mental individual, pois, sendo um Mundo de Causas que contém as Idéias Originais, emite-as para o Plano Mental; essas idéias se degeneram em pensamentos, imagens e visualizações diversas, que perturbam nossa prática, no entanto, reforça nossa vontade na medida que desenvolvemos nosso controle.
A matriz mental é feita da substância, o produto mais fino do Princípio do Acásico. Ele conecta o corpo mental ao corpo astral e transfere todos os pensamentos, imagens móveis e impressões à Consciência Mental.
O Princípio Acásico se expressa, no Plano Mental, por pensamentos de natureza elétrica, magnética, eletromagnética ou neutra; estes são a manifestação de Idéias Fundamentais, encerradas no Mundo das Causas que é o Princípio.
Este último age em nossa Consciência e em nosso Subconsciente graças a essas Idéias se tornarem "pensamentos ": nós os captamos, os processamos, os compreendemos e, ou nós os aceitamos, ou nós os rejeitamos.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

26 – QUAL É O OBJETIVO DOS EXERCÍCIOS?

Ao realizar os exercícios, enobrecemos, desenvolvemos e reforçamos a nossa mente, nosso psiquismo e nosso corpo físico; ao fazê-lo, fortalecemos principalmente todos os atributos ativos de cada um dos Quatro Elementos Universais que operam em nós e à nossa volta e penetram assim os Conceitos Divinos que se manifestam igualmente em nós e em toda parte; nós começamos com Conceitos que podem ser discernidos no Plano, o mais baixo (o Plano físico) e, progredindo para o alto, continuamos até nos tornarmos Um com Deus.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

25-O QUE PODE SER SUBSTITUÍDO PELOS EXERCÍCIOS?

Nós podemos substituir pelos exercícios a meditação, a auto-sugestão, a Fé, a oração, a introspecção, os atos nobres, o ascetismo, a sabedoria, o conhecimento, o silêncio, amor e a humildade.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

24 – O que é a concentração, a meditação, a fixação, a contemplação e a imaginação descontrolada?

A concentração consiste em influenciar o pensamento sobre um ponto ou fazê-lo aderir a um ponto (um objeto, um ser, um conceito abstrato, uma idéia, uma imagem, uma percepção, etc.)
Ela comporta três níveis: o primeiro é aquele de uma concentração não interrompida com duração de doze segundos, que chamamos de dharana;
O segundo é aquele de uma concentração de doze vezes doze segundos (144seg ou 2min24seg), que chamamos de dhyana;
O terceiro consiste em uma concentração com duração de doze vezes doze vezes doze segundos (1728seg ou 28min48seg), que chamamos de samadhi, que significa extase, a fusão entre aquele que se concentra e o objeto de sua concentração.

A meditação tem por objetivo decompor ou analisar uma questão, um conceito abstrato, uma idéia, um pensamento, uma imagem, etc; tem por tendência discernir todos os aspectos e detalhes, fazendo este mesmo trabalho sobre todos os Planos da forma que conhecemos: com Vontade, Inteligência e Amor.

A fixação é a medida exata, a estabilização e a manutenção ininterrupta do pensamento que se produz durante a concentração, sobre um objeto particular, uma idéia, um ponto, etc.

A contemplação é a percepção mental, a reflexão ou análise, efetuada sobre os diversos Planos de um objeto particular, de uma questão, de uma idéia, de um ser, de uma imagem, de uma impressão, de um pensamento e de seus atributos respectivos. Por exemplo, se nós quisermos ter certeza de que uma imagem ou objeto existe realmente, devemos olhá-lo com os olhos abertos e em seguida com os olhos fechados. Se a imagem não mudar ou não desaparecer, realmente é algo real, de outra forma será uma ilusão.

A imaginação descontrolada é normalmente alimentada pela beleza de um objeto. Ela tem um efeito excitante sobre nossos sentidos, que aumenta através de estímulos diversos. A imaginação sempre tem uma coloração e uma orientação subjetiva e provisória, de acordo com o caráter do indivíduo que imagina e o seu humor em determinado momento.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução Francês

23 – Como um ser consciente se manifesta sobre o plano astral e sobre o plano físico?

Um ser consciente se expressa no plano astral através de seu corpo astral, de sua alma, e, então, no seio do Magneto Quadripolar, com todos os seus atributos e capacidades.

Um ser consciente se expressa no plano físico através de seu corpo astral cuja energia vital se irradia em diversas cores, cada uma delas correspondendo à uma polaridade ligada às ações respectivas dos elementos.

Esta emanação dos atributos dos elementos, chamada de "aura", revela como é fundamentalmente um ser humano diante de sua estrutura elemental.

Um ser consciente, portanto, se manifesta no plano físico através de seu corpo físico com todas as capacidades elementais que estruturam o seu corpo astral.

A maior parte destas são análogas aos atributos de cada um dos Quatro Elementos que se manifestam no Magneto Quadripolar sobre o qual influencia o Tempo e o Espaço.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução Francês

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

22 – QUAL É O ALIMENTO DO CORPO MENTAL?

O corpo mental se alimenta dos pensamentos que circulam no Plano Mental, bem como das imagens e das impressões recolhidas por meio dos sentidos.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

21 – QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM ELEMENTAL E UMA IMAGEM CRIADA POR VISUALIZAÇÃO?

Uma forma criada por visualização é a imagem exata do que é visualizado, a realidade é que criamos com a ajuda da vontade, da concentração, do poder da imaginação e da Fé manifesta.
Em contraste, um Elemental é um ser que criamos de maneira mágica a partir da substância mental e de elementos específicos e para a qual damos um nome.
Este ser recebe uma parte de nossa consciência, ele realiza determinadas tarefas, ele tem um instinto de preservação e, finalmente, se alimenta da substância mental que nos emanam do Plano Mental, substância que nós tínhamos anteriormente extraído conscientemente do Universo e que nos vão em seguida, uma vez a carga feita.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês

20 – QUAL É O PODER DA IMAGINAÇÃO?

O poder relacionado à faculdade de imaginar é uma capacidade dos seres humanos.
Nela está a qualidade que nos permite visualizar vivamente, em posse plena da atividade de nossos cinco sentidos (a visão, a audição, o olfato, o tato, o paladar); ela permite-nos visualizar também uma pessoa em todas as circunstâncias de sua vida, ou talvez alguém qualquer, uma idéia, um tema de discussão, um pensamento, uma imagem, a qualidade e a essência de uma determinada questão, etc.
Esta faculdade se aplica particularmente aos exercícios espirituais, mas também à vida cotidiana.
O conceito de quantidade relacionada com a capacidade de imaginar se expressa pela intensidade ou fraqueza da fixação em trabalho deste último.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

19 -COMO, NO PLANO MENTAL, AS AÇÕES RESPECTIVAS DO FLUIDO ELÉTRICO E DO FLUIDO MAGNÉTICO SE DIFEREM?

O Fluido Elétrico gera a expansão, o calor e a luz no Plano Mental, enquanto que o Fluido Magnético emite o oposto: a constrição, o frio e a escuridão. O Fluido Elétrico satisfaz os pensamentos abstratos de calor, de expansão e de dinamismo. O Fluido magnético satisfaz os atributos opostos.
O Fluido Elétrico, por exemplo, se expressa pela Vontade, enquanto o Fluido Magnético se
expressa pelo pólo oposto à Vontade, isto é, pela Fé, um outro aspecto do Poder Universal.
Vemos também o Fluido Elétrico na ação “ativa” constante, em vigor e movimento, em atividades criativas, no desenvolvimento e as rajadas (liberação, explosão) revolucionárias.
No Plano Mental, o Fluido Magnético se expressa em atributos opostos, na evolução e descanso eterno.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

18 -QUAIS DIFERENÇAS EXISTEM DENTRO DAS DIVERSAS AÇÕES DOS ELEMENTOS SOBRE O PLANO MENTAL?

Sobre o Plano Mental, os Elementos agem sem a influência do Tempo e do Espaço.
Quando se trata de criações mentais, de pensamentos abstratos ou de imagens visualizadas carregando uma finalidade única, a carga delas se faz pelo Elemento Fogo por meio do Fluido Elétrico Puro. Estes são os pensamentos de natureza essencialmente elétrica.
Pela ação do Elemento Água sobre o Plano Mental, estamos lidando com pensamentos de natureza essencialmente magnética; quando os pensamentos provêm de uma carga no Elemento Ar, então eles são de natureza neutra, quando, finalmente, eles provêm de uma carga no Elemento Terra, eles são feitos de puro Fluido Eletromagnético.
O Elemento Fogo geralmente atua no Plano Mental de forma expansiva, ele produz a luz e o calor.
O Elemento Água se expressa pelos atributos opostos: tensão, frio e escuridão.
O Ar neutraliza e equilibra os efeitos do fogo e da água, quanto à terra, ela solidifica, consolida os outros Três elementos e limita os seus respectivos efeitos.
Além disso, a Terra é fortalecida pelo Quadripolo Magnético, ou seja, o Fluido Eletromagnético inerente ao Elemento Terra. Sobre os aspectos mais elevados do Plano Mental, um ser humano pode adquirir:
. Pelo Elemento Fogo: tudo aquilo que diz respeito ao Poder;
. Pelo Elemento Ar: a onisciência, a pureza e a clareza mental assim como conhecimento das Leis Universais;
. Pelo Elemento Água: Amor e a Vida Eterna;
. Pelo Elemento Terra: a imortalidade e a onipresença, em outras palavras, a Eternidade.
Além disso, os atributos fundamentais do Espírito Eterno correspondem, no Plano Mental, aos diferentes atributos dos Elementos:
. O Fogo corresponde à Vontade;
. O Ar corresponde à Inteligência;
. A Água corresponde ao Amor (sentimentos e Vida);
. A Terra corresponde à Consciência.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

17 – COMO AUMENTAR NOSSA CONSCIÊNCIA?

Nós aumentamos nossa Consciência através de técnicas que incluem todos os exercícios atuando sobre a visão, a audição e tato. Podemos também ampliar e fortalecer pela auto-sugestão, a meditação e a oração.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.

16 -QUAIS SÃO OS MÉTODOS PARA MELHORAR A VONTADE, A FÉ E O INTELECTO.

Podemos melhorar a Vontade, a Fé e o Intelecto por auto-sugestão. Nós podemos também reforçar a Vontade fazendo exercícios sobre os cinco sentidos (a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato), bem como o ascetismo, a oração mágica, a introspecção e uma luta constante contra os defeitos antes que a maestria completa sobre eles seja adquirida; finalmente, ela é fortalecida pela vitória sobre todos os obstáculos que surgem na prática de exercícios espirituais e durante qualquer outra situação da vida.
Reforçamos nossa Fé pela Consciência: quando nós fazemos todos os exercícios e trabalhos mágicos, devemos fazê-los sendo conscientes de sermos um Espírito Eterno e não um ser humano comum; por tal método imitamos o Próprio Deus em Suas Atividades Criadoras.
Graças à oração, à um gesto ou algo semelhante, entramos em uma espécie de transe e mergulhamos conscientemente no ambiente interior adequado. Reforçamos igualmente a nossa Fé pelo sucesso e pela verificação da realidade das verdades particulares.
Nós melhoramos a Inteligência pelo estudo diligente das Leis Universais, através da meditação, a Identificação, o discernimento, a educação geral e o conhecimento. Esta abordagem conduz ao enobrecimento de nosso caráter, é a perfeição da mente, da alma e do corpo, qualidades que permitem obter em seguida:
O Reforço da ligação da nossa Consciência à nossa Alma e ao Princípio Acásico ou para a Inteligências que prevalecem neste último. A Inspiração e a Intuição como resultados de uma profunda meditação e da prática de exercícios relacionados com o Elemento Ar Universal e a Eterna Luz Universal, que são equipadas com inteligência Incomensurável e Incompreensível.
do livro: Palavras do Mestre Arion - Respostas de Franz Bardon
tradução livre do francês.