quinta-feira, 14 de outubro de 2010

41 – COMO OS QUATRO ATRIBUTOS DIVINOS SE MANIFESTAM NO CORPO ASTRAL DE UM HUMANO ORDINÁRIO E NAQUELE SER QUE TEM ALCANÇADO A PERFEIÇÃO?

O ser humano ordinário pensa que os Quatro Atributos Divinos existem fora de si mesmo.
De acordo com os conceitos relativos à sua Religião, existe no Céu um Deus Todo-Poderoso, Sábio, Onisciente, Amoroso, Caridoso e Imortal. Em seu corpo astral estes Atributos Divinos se manifestam claramente pela sua fé como Inteligência, Amor, Devoção e Consciência.
Um ser humano tendo atingido a Perfeição ao unificar os Quatro Atributos Divinos apercebendo-se como sendo Deus em si mesmo; ele se desenvolveu, passo a passo; isso significa que ele impregnou seu corpo astral desses Elevados Atributos. Enfim, ele os reuniu em um único Conceito e este proceder o perfaz capacitado a experimentar e a manifestar, em seu corpo astral e na mais fina textura deste, a Idéia deste que é Deus.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

40 – QUAL É O PAPEL DA IDA, DA PINGALA E DA SUSHUMNA NO CORPO ASTRAL?

Ida é o Fluido Elétrico e Pingala o Fluido Magnético. Todos dois circundados pela Sushumna por meio do Princípio Acasa. Sushumna se estende do Centro, o mais elevado, Sahasrara Chacra (que está sob o crânio) até ao Centro, o mais baixo, o Muladhara Chakra, conectando sob sua passagem a todos os outros. Ida e Pingala correspondem, na realidade, ao Magneto Quadripolar com sua dupla polaridade, eles formam os Centros do corpo astral e, com Sushumna (o Acasa), eles formam a quintessência de nossa energia vital.

39 – QUAIS SÃO OS CHACRAS DO CORPO ASTRAL?

Segundo a Filosofia hindu, os chacras são os Centros energéticos, ligados aos Elementos e situados no corpo astral.
Eles são governados pelo Centro, o mais elevado, o Sahasrara Chacra, chamado “o Lotus de Mil Pétalas”, e são ligados uns aos outros por aquilo que é chamado de "Sushumna”, o Canal que veicula o Princípio Acásico.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

38 – QUAL É A INFLUÊNCIA DAS ENTIDADES NO CORPO ASTRAL?

As entidades ou os seres do mundo invisível não podem agir no corpo astral de um Mago
quando que este os contata em plena Consciência, pois ele os domina, bem evidentemente, pela sua vontade e que em fim ele usa esse tipo de contato para fins nobres. Mesmo se estes seres são de elevadas Inteligências ou de Espíritos servis, eles não podem agir sobre seu corpo astral que de acordo com sua vontade e em relação ao grau de desenvolvimento deste corpo.
Estes seres podem fortalecer suas qualidades, suas capacidades, sua saúde e realizar seus desejos do momento que tendem ao Bem. No caso de Médiuns dados ao Espiritismo, os numerosos seres de um grau tanto bem elevado quanto baixo – por exemplo, as almas dos mortos, suas sombras, os fantasmas ou as larvas, podem geralmente agir em seu corpo astral, quer este seja para fazer bem ou mal.

domingo, 10 de outubro de 2010

37

37 – COMO SÃO CRIADAS, NO PLANO FÍSICO, AS SITUAÇÕES POSITIVAS E NEGATIVAS QUE NASCEM NO PLANO MENTAL OU NO CORPO MENTAL E SE DENSIFICAM ATRAVÉS DO PLANO ASTRAL OU O CORPO ASTRAL?
1 – Em primeiro lugar, um pensamento particular aparece em nosso intelecto no cerne do Plano mental e, se ele pode ser concretizado, ele se acompanha de uma imagem, de uma visualização.
O surgimento desse pensamento imagem liberto da atividade do Elemento Ar. Simultaneamente, este pensamento se colore, de acordo com o sentimento que ele suscita; esse concerne à atividade do Elemento Água. Pelo que então, nós tratamos da expressão de um atributo ativo, nossa Vontade e nossa Fé desenvolvem esse pensamento pela visualização e a fixação na nossa Consciência através da matriz mental.
Graças à intensa ação da Consciência, a qualidade que foi pensada ou a imagem colorida que foi concebida, atinge o Plano Astral através da matriz astral. No Plano Astral, uma condensação ocorre sob a influência do Fluido Elétrico e do Fluido Magnético: pela vestimenta em operação do poder constritivo, a neutralização do Elemento Ar e a solidificação operada pelo Elemento Terra. Todo esse processo se efetua graças à ação do mental no corpo astral, no cerne do Plano Astral e já no Espaço.
Nós vamos atingir, no presente, o estado ou poder dos Elementos, que tem construído esta situação, começa a se densificar e a se fortalecer com intensidade. Quando a densificação se produz, a situação pensada se torna uma realidade no Plano Físico graças à eficiência dos Elementos operando sobre o Plano físico; os quais possuem as mesmas capacidades que os Elementos agindo sobre o Plano Astral.
Esta ação é homogênea à partir do Mundo Causal até ao Plano Físico, isto é, no Tempo e Espaço.
Se o mental decide que uma qualidade ou um conceito, um pensamento ou uma imagem deve se realizar no corpo mental, no Plano mental, então o estado original do pensamento é mantido, sem alteração alguma; dito de outra forma, sem a ação do Tempo
nem do Espaço – esta que é a regra no Plano Mental ou no Plano Causal.
2 – Quando nós criamos uma situação no Plano Astral permanecendo passivos, nós empregamos o mesmo procedimento que na nossa intervenção ativa. No entanto, no lugar de trabalhar com a Vontade, a Fé ou a visualização e um estado de Consciência normal, nosso Subconsciente se mete ao trabalho, usando de seus atributos negativos em um ambiente e com as condições que lhe são favoráveis. Para nós, é evidentemente muito importante distinguir o positivo do negativo e lutar contra este último. Em efeito, nós não devemos jamais consentir à negatividade adquirir domínio sobre nós.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

36 – COMO OS ASPECTOS NEGATIVOS DO CARATER SÃO TRANSMITIDOS DO CORPO ASTRAL AO CORPO MENTAL E AO CORPO FÍSICO?

As percepções preenchidas de pensamentos e imagens – que expressam nossos defeitos ou nossas qualidades – são apercebidas e captadas pelos nossos sentidos físicos, mentais e astrais. Pelo intermédio da matriz mental, essas percepções penetram no Subconsciente mental que procura os dar vida, sem o consentimento da nossa vontade, com a ajuda do corpo astral, do corpo mental ou do corpo físico, conforme o Plano que o Subconsciente escolheu para concretizar sua realização.
Esta é praticamente e automaticamente efetuada com o concurso dos Elementos Universais do Magneto Quadripolar, em acordo com seus atributos respectivos, a força dirigente sendo o Subconsciente.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

35 – COMO AGE O SUBCONSCIENTE NO CORPO ASTRAL?

A ação do Subconsciente no corpo astral se apercebe pelas falhas, paixões, sentires voluptuosos, pensamentos, visualizações e imagens que, bem ao certo, não estão suficientemente condensados para poderem se manifestar sobre o Plano Físico.
No entanto, o Subconsciente pode se expressar em uma situação (uma oportunidade, uma tentação), que preenche certas condições favoráveis à uma densificação sobre o Plano Físico.

Trecho: A Chave da Verdadeira Cabala

O cabalista compreenderá a perfeição das leis, conhecerá
o Bem e Mal, tomados em forma literal, são somente noções
religiosas, porém em realidade ambos princípios, o princípio
negativo e o positivo, são necessários, posto que um não
pode ser entendido sem o outro.
O cabalista sempre tenderá ao bem e não desdenhará o princípio
negativo, se não que aprenderá a dominá-lo, pois o criador não
criou nada supérfluo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

34 – O QUE É UM SONHO?

Um sonho é uma expressão de nosso Subconsciente que continua a trabalhar durante o sono quando nossa Consciência de vigília está inerte, em repouso. Em regra geral, nos sonhos se refletem, distorcidos, os acontecimentos que concernem ainda ao nosso caráter, nossas capacidades e nossos pensamentos.
Às vezes os sonhos nos ensinam ou nos avisam por meio de símbolos. Eles nos falam na linguagem da Natureza, pelas imagens.

33 – O QUE É O SONO?

O sono é um estado de inconsciência durante o qual o corpo físico e o corpo astral estão em repouso. Unicamente o Subconsciente trabalha, no cerne do Mental, liberto, então, do Tempo e do Espaço. As impressões com que o corpo mental se nutre e se satisfaz durante o dia são classificadas durante o sono; dito de outra forma, eles entram em uma relação particular com os pensamentos contidos no Subconsciente.
Durante o sono, o corpo mental é carregado e fortificado de uma energia nova, esta que nos dá a sensação bem conhecida de ser "regenerado de novo".
Se assim é necessário, conselhos são dados através de sonhos que, em geral, vão tratar da organização ou planejamento de nossa vida pessoal.